carregando...

Escrever na internet

Para escrever textos autorais no Facebook, com resultado

Por Fernanda Pompeu em Escrever na internet

Textos autorais no Facebook reforçam a nossa marca na rede. Cada postagem original – saída da nossa cabeça – conta como uma pontuação de presença relevante. Isso vai muito além de apenas colar ou compartilhar posts alheiros. Textos autorais também são para quem gosta de se expressar com palavras e imagens. Quem se esforça para dar aquela caprichada no conteúdo e na forma. Sabemos: forma e conteúdo são inseparáveis. Se você deseja que seu recado seja entendido, use frases curtas, cuide dos sentidos encadeados, dê atenção à pontuação e crie títulos para cada postagem.

Por que textos autorais no Facebook? 

Razões pragmáticas: todo mundo está no Face. No planeta são mais de 2 bilhões de usuários. No Brasil, tem gente que acha que a internet é o facebook. Então além de publicar no Face, você pode e deve criar uma Página no próprio Face. A página serve, entre outras aplicações, como um acervo dos seus conteúdos. Ocasionalmente você pode impulsioná-la, divulgando seu conteúdo para além da sua rede de amigos. Nesse caso, pagando para a o Facebook.

Assista ao vídeo do Canal Acelera Texto 

Use frases curtas nos textos autorais 

Um mestre escritor já disse: Uma frase longa nada mais é do que duas curtas. A frase curta ajuda no entendimento. Pois a cada ponto (.), o leitor dá uma paradinha e memoriza melhor o que foi transmitido. Ao contrário, frases longas exigem mais neurônios trabalhando, isto é, mais esforço do leitor.

Vamos a um exemplo de frase longa 

As pessoas precisam entender que redes sociais são lugares de relacionamentos pessoais e interativos, redes existem desde o começo da humanidade, mas as tecnologias digitais favorecem e aceleram, em todos os cantos do mundo, essa interação, ninguém consegue freá-las.

Melhor usar várias frases curtas

As pessoas precisam entender que redes sociais são lugares de relacionamentos pessoais e interativos. As redes existem desde o começo da humanidade. Mas as tecnologias digitais favorecem e aceleram essa interação. Isso ocorre em todos os cantos do mundo. Ninguém consegue freá-las.

Repare que o escriba disse a mesma coisa, tim-tim por tim-tim. Mas ao escolher frases curtas, facilitou para o leitor. Em geral quem lê na internet tem pressa. Os textos autorais concorrem com 1 milhão de conteúdos e 1 milhão de distrações. Não é à toa que se diz que a moeda mais valiosa da Rede é a Atenção do Leitor. Você precisa conquistar e prender a atenção dele com sua mensagem.

Encadeie os sentidos nos seus textos autorais

O leitor não tem visão Raio X. Ele não advinha o que vai na nossa cabeça. Daí a dica é escrever com clareza. Como? Encadeando os sentidos. Nada de pular passagens de pensamento, embolar o meio de campo ou omitir palavras importantes.

Exemplo ruim 

É muito ódio nas postagens, acho que vou sair daqui, a humanidade me cansa e não quero mais. Até que as pessoas mudem de opinião, todos tratam mal todo mundo. Acho que é frustração essa coisa de olhar para o próprio umbigo cansei.

Melhor desse jeito 

Penso em sair do Facebook. Pois tem muitas postagens de ódio. Há excesso de individualismo, com cada qual olhando para o próprio umbigo. Cansei. Espero que uma hora as pessoas mudem esse comportamento.

Dica de ouro: Baixe a ansiedade e releia o que você escreveu antes de meter o dedão no Publicar. Outro mestre escritor já disse: Um escritor pode ser ruim quando escreve, mas tem que ser bom quando publica. Reler o que foi escrito melhora a mensagem. Funciona como uma segunda chance.

Atenção para a pontuação nos textos autorais

Outra vantagem de utilizar frases curtas é que você evita a necessidade de muitas vírgulas. A mensagem flui melhor. Mas é impossível escrever sem nenhuma vírgula. Uma hora você vai ter que estudá-las. Aqui vou dar apenas dois exemplos. O primeiro de vírgula proibida. O segundo de vírgula obrigatória.

Vírgula proibida

Nunca separe o sujeito do verbo. Em outras palavras, evite criar uma catraca entre a pessoa e a ação.

Errado: João Carlos, conversou comigo. Inês, cantou bonito. Eu, começo dizendo.
Correto: João Carlos conversou comigo. Inês cantou bonito. Eu começo dizendo.

Vírgula obrigatória

Para separar vocativo. Vocativo é o termo usado para chamar alguém ou alguma coisa:
Para frente, Brasil.
Brasil, avente!
Fala, coração.
Bem-vindos, cariocas!
É verdade, Luisa, nunca vi beleza como a sua.
Obrigada, leitoras e leitores, razão da minha escrita!

Ponha títulos em textos autorais

O título é a porta de entrada da sua postagem. É primeira coisa que o leitor bate o olho. Um bom título pode dar em um amor à primeira vista. Um mau título pode botar o leitor para correr.

Atenção!
Em blogs, para efeito de ranqueamento nos buscadores, a escolha do título é mais delicada, pois precisa ter no título a palavra-chave. Mas no caso de postagens no Facebook, você está livre para criar o título que quiser. Ele deve ser uma chamada charmosa para o seu post.

Último parágrafo em áudio

 

Gostou?
Compartilhe

Compartilhe

4 respostas para “Para escrever textos autorais no Facebook, com resultado”

  1. Isabela Andrade disse:

    excelente conteúdo!

  2. […] Rapidinhas do Português – primeira temporada veio da oportunidade de usar o ambiente das Redes Sociais para dar dicas curtas de português. Pois com a consolidação da mídia internet, todo mundo pôde […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *