Para escrever textos autorais no Facebook, com resultado


Trabalhar nossa marca no Face

Arte: Zé Mário Passos
Arte: Zé Mário Passos

Textos autorais no Facebook reforçam a nossa marca na rede. Cada postagem original – saída da nossa cabeça – conta como uma pontuação de presença relevante. Isso vai muito além de apenas colar ou compartilhar posts alheiros. Textos autorais também são para quem gosta de se expressar com palavras. Quem se esforça para dar aquela caprichada no conteúdo e na forma. Sabemos: forma e conteúdo são inseparáveis. Se você deseja que seu recado seja entendido, use frases curtas, cuide dos sentidos encadeados, dê atenção à pontuação e crie títulos para cada postagem.

Por que textos autorais no Facebook? 

Razões pragmáticas: todo mundo está no Face. No planeta são mais de 2 bilhões de usuários. No Brasil, tem gente que acha que a internet é o facebook. Então além de publicar no Face, você pode e deve criar uma Página no próprio Face. A página serve, entre outras aplicações, como um acervo dos seus conteúdos. Ocasionalmente você pode impulsioná-la, divulgando seu conteúdo para além da sua rede de amigos. Nesse caso, pagando para a o Facebook.

Assista ao vídeo do Canal Acelera Texto 

Use frases curtas nos textos autorais 

Um mestre escritor já disse: Uma frase longa nada mais é do que duas curtas. A frase curta ajuda no entendimento. Pois a cada ponto (.), o leitor dá uma paradinha e memoriza melhor o que foi transmitido. Ao contrário, frases longas exigem mais neurônios trabalhando, isto é, mais esforço do leitor.

Vamos a um exemplo de frase longa 

As pessoas precisam entender que redes sociais são lugares de relacionamentos pessoais e interativos, redes existem desde o começo da humanidade, mas as tecnologias digitais favorecem e aceleram, em todos os cantos do mundo, essa interação, ninguém consegue freá-las.

Melhor usar várias frases curtas

As pessoas precisam entender que redes sociais são lugares de relacionamentos pessoais e interativos. As redes existem desde o começo da humanidade. Mas as tecnologias digitais favorecem e aceleram essa interação. Isso ocorre em todos os cantos do mundo. Ninguém consegue freá-las.

Repare que o escriba disse a mesma coisa, tim-tim por tim-tim. Mas ao escolher frases curtas, facilitou para o leitor. Em geral quem lê na internet tem pressa. Os textos autorais concorrem com 1 milhão de conteúdos e 1 milhão de distrações. Não é à toa que se diz que a moeda mais valiosa da Rede é a Atenção do Leitor. Você precisa conquistar e prender a atenção dele com sua mensagem.

Encadeie os sentidos nos seus textos autorais

O leitor não tem visão Raio X. Ele não advinha o que vai na nossa cabeça. Daí a dica é escrever com clareza. Como? Encadeando os sentidos. Nada de pular passagens de pensamento, embolar o meio de campo ou omitir palavras importantes.

Exemplo ruim 

É muito ódio nas postagens, acho que vou sair daqui, a humanidade me cansa e não quero mais. Até que as pessoas mudem de opinião, todos tratam mal todo mundo. Acho que é frustração essa coisa de olhar para o próprio umbigo cansei.

Melhor desse jeito 

Penso em sair do Facebook. Pois tem muitas postagens de ódio. Há excesso de individualismo, com cada qual olhando para o próprio umbigo. Cansei. Espero que uma hora as pessoas mudem esse comportamento.

Dica de ouro: Baixe a ansiedade e releia o que você escreveu antes de meter o dedão no Publicar. Outro mestre escritor já disse: Um escritor pode ser ruim quando escreve, mas tem que ser bom quando publica. Reler o que foi escrito melhora a mensagem. Funciona como uma segunda chance.

Atenção para a pontuação nos textos autorais

Outra vantagem de utilizar frases curtas é que você evita a necessidade de muitas vírgulas. A mensagem flui melhor. Mas é impossível escrever sem nenhuma vírgula. Uma hora você vai ter que estudá-las. Aqui vou dar apenas dois exemplos. O primeiro de vírgula proibida. O segundo de vírgula obrigatória.

Vírgula proibida

Nunca separe o sujeito do verbo. Em outras palavras, evite criar uma catraca entre a pessoa e a ação.

Errado: João Carlos, conversou comigo. Inês, cantou bonito. Eu, começo dizendo.
Correto: João Carlos conversou comigo. Inês cantou bonito. Eu começo dizendo.

Vírgula obrigatória

Para separar vocativo. Vocativo é o termo usado para chamar alguém ou alguma coisa:
Para frente, Brasil.
Brasil, avente!
Fala, coração.
Bem-vindos, cariocas!
É verdade, Luisa, nunca vi beleza como a sua.
Obrigada, leitoras e leitores, razão da minha escrita!

Ponha títulos em textos autorais

O título é a porta de entrada da sua postagem. É primeira coisa que o leitor bate o olho. Um bom título pode dar em um amor à primeira vista. Um mau título pode botar o leitor para correr.

Atenção!
Em blogs, para efeito de ranqueamento nos buscadores, a escolha do título é mais delicada, pois precisa ter no título a palavra-chave. Mas no caso de postagens no Facebook, você está livre para criar o título que quiser. Ele deve ser uma chamada charmosa para o seu post.

Último parágrafo em áudio

 

Gostou?
Compartilhe

Compartilhe
2 comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *