Sobre Acelera Texto

Last updated on Fevereiro 26th, 2018 at 11:58 am

SOBRE ACELERA TEXTO – seu Laboratório de Escrita Digital em textos, vídeos e áudios – tem um objetivo focado: ajudar quem deseja e precisa acelerar a escrita escrita tradicional ou digital.

Escrita tradicional – voltada para os suportes impressos: livros, jornais, revistas.

Escrita digital é postar considerando as particularidades da internet para produzir conteúdos relevantes para os leitores e visíveis para os robôs. É a produção verbal acelerada para blogs e redes sociais.

Como nasceu o Acelera Texto:

Seu laboratório de Escrita Digital, sempre com novas postagens, está organizado assim:

Vai, Redação

Dicas de estilo. Memórias de escriba. Aprendendo com os mestres. Experiências com a Escrita Digital.
Memórias e reflexões para nos ajudar na travessia do universo Gutenberg (mais de 500 anos) para o mundo digital (menos de 30 anos). Como era, como está, como ficará. Semelhanças e diferenças entre a escrita tradicional e a escrita digital.

Gramática

Dicas para uma gramática pragmática. Atenção para as dificuldades mais comuns. Escrever de forma correta é a base da boa escrita.

Escrever na internet

Dicas, exemplos, práticas para construir ou reformar seu blog – sua casa própria na internet. SEO, compartilhamento nas redes sociais, rotinas do blogueiro, linguagens intermídias, comportamentos, jornada do leitor são os temas principais oferecidos nas mensagens. Conteúdos relevantes para postadores de Redes Sociais, com ênfases no Facebook, LinkedIn e YouTube. As melhores práticas, estratégias para maior visualização, etiqueta e ética de comportamento digital.

 

Continuando o Acelera Texto:

 

Minha história

Foto da Fernanda Pompeu diretora do Acelera Texto
Fernanda Pompeu

Venho da era Gutenberg. Cresci no meio de livros. Comecei minha vida de escritora carregando uma olivetti lettera 22 numas férias em Trancoso, sul da Bahia. Para você ter uma ideia, Trancoso não tinha nem rede elétrica. E o que a pessoa datilografava era um original mesmo. Se perdesse os papéis, fim da história.

Eu tinha 40 anos quando o UOL (Universo Online) foi criado. Fiz com temor e emoção meu primeiro e-mail. Era tudo novo, era tudo esquisito. Eu mostrava para amigos e parentes onde estava o arroba no teclado (e frisava o .com.br). Mas apesar da internet seguir crescendo de forma exponencial, minha cabeça continuou no mundo dos impressos. Escrevi publicações para ongs. Colaborei com jornais e revistas. Encarei uma edição de autor (aquela que você paga tudo) e dei os livros de presente. Por fim, fui publicada pela Editora Brasiliense e não aconteceu nada.

Essa história começou a mudar quando o Portal Yahoo me convidou para postar crônicas na coluna Mente Aberta. Duas vezes por semana. E o melhor, eles pagavam. Durou 3 anos! Com esse espaço digital descobri a delícia de ter muitos leitores. Verdade que alguns eram ferozes e mal educados. Mas a maioria foi bastante receptiva, mesmo carinhosa.Até que no 31 de dezembro de 2015, a coluna acabou e essa notícia quase acabou comigo.

logo da coluna mente aberta
coluna mente aberta

Fiquei entre a depressão e a ação. Resolvi reagir e agitar. Então partir para um blog autoral: Fernanda Pompeu Digital. Data de nascimento: abril de 2016. O FPD reúne textos antigos (alguns têm mais de 30 anos) e novíssimos (escritos 1 hora antes da postagem). Ele vai muito bem obrigada. Com o Fernanda Pompeu Digital, minha vida entrou em rota radical. Descobri primeiro o prazer de ter um blog, depois a oportunidade de ter um blog. Hoje prazer e oportunidade andam juntos.

Agora penso que minha jornada de autora blogueira me habilita a ajudar escritores, jornalistas, artistas e demais interessados a começar, continuar, qualificar a ventura e a aventura de escrever para a internet. Como primeiro passo aqui está o Acelera Texto. Vamos juntos!

Compartilhe