O blogueiro de palavra Mário Baggio


Blogando com alegria

Compartilhe

Mário Baggio Arquivo pessoal
Mário Baggio Arquivo pessoal

O blogueiro Mário Baggio transita entre o impresso e o digital. Ele tem dois livros de contos publicados A (extra)ordinária vida real e A mãe e o filho da mãe. Eu fiquei sabendo do Mário por meio do seu blog Homem de Palavra. É um blog de sucesso, pois tem muitos leitores. Abaixo leia a entrevista com o blogueiro e anote suas dicas

Conte um pouco de você
Sou formado em Jornalismo, mas nunca exerci a profissão. Desenvolvi carreira no mercado financeiro (não é algo de que me orgulhe, porém), onde me aposentei. Criei amor pelas letras desde a adolescência, devorando livros e rabiscando alguns poemas e textos em prosa (nada digno de nota). Pertenci a um grupo de teatro durante 10 anos, como ator. Fui professor de Língua Portuguesa e Redação em faculdade e em cursos avulsos. Desde 2010 o ato de escrever virou vício e, em 2014, criei coragem para mostrar meus escritos a algumas pessoas, que me incentivaram a publicá-los num blog.

Em que ano você criou seu blog Homem de Palavra?
Em 2014, com o incentivo de amigos e leitores que gostavam do que escrevia.

Qual foi seu objetivo?
Desovar minha produção literária. Eu sempre produzi muito, mas deixava tudo guardado ou mostrava a poucas pessoas. O blog foi a maneira de ampliar a rede de leitores.

Você posta com regularidade, qual?
Procuro postar diariamente, mas nem sempre consigo. Mas acho que posto com uma regularidade boa. Assim, quem acessa meu blog sempre tem texto novo para usufruir.

O que lhe dá mais prazer em blogar?
Saber que há gente de todas as partes do mundo lendo os meus textos. Pelas estatísticas do meu site, tenho leitores em países como a Rússia, Holanda, Espanha, Argentina, EUA, Portugal e outros.

Tem algo difícil em blogar?
Hum… não sei. Tirando alguns aspectos de tecnologia, não tenho dificuldade alguma. É sempre um prazer levar meus textos à luz.

Você compartilha nas redes sociais? Quais?
Sim. Todos os textos publicados no blog têm chamadas no Twitter, G+, Facebook e Linkedin.

Você envia e-mail avisando de novas postagens?
Não. Mas é um canal sobre o qual preciso pensar. É uma boa forma de chamar a atenção para os textos.

Que dica você daria para futuros blogueiros?
Defina sobre o que você quer falar em seu blog. Poste com frequência. Divulgue. Cuide do idioma (não cometa erros gramaticais). Utilize imagens de impacto para ilustrar o texto. Seja feliz.

Leia também Blogueiros Pioneiros

Compartilhe
7 comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *