Mar campeão das inspirações


pegando ondas

Detalhe de Marinha do Pancetti
Detalhe de Marinha do Pancetti
Compartilhe

O mar é um poderoso inspirador. Ele inspira em qualquer fase de vida em que estejamos. Se você está triste vale ir ao mar, quando você está feliz também. O mar consola os que estão doentes e faz a alegria dos que estão sadios. Um poeta já disse: “o mar é o ser da natureza mais parecido ao coração humano.”

Nas expressões artísticas, o mar é arroz de festa. Pintores, escritores, fotógrafos, ilustradores, ceramistas, artesãos, costureiros, cineastas, videastas, designers, cozinheiros, postadores de redes sociais devem muito ao mar. Mesmo quando não retratado ou mencionado, ele está presente. O mar está subentendido no sertão, nos rios, na Bolívia e nas Minas Gerais.

Faz dois meses fui, com a minha irmã Lucíola, cumprir um ritual em Itanhaém – litoral sul de São Paulo. Explico: foi no mar de Itanhaém, há quase 6 anos, que espalhamos as cinzas do nosso pai. Marcus Flávio Pompeu era apaixonado pelo mar. Quando garoto sonhou em ingressar na Marinha Mercante. Isso não aconteceu. Ele foi bancário, livreiro, agitador político – mas nunca perdeu seu amor pelo mar.

Quando ele e minha mãe puderem escolher um lugar para curtir a adolescência e a madureza da velhice, optaram, é claro, por uma cidade à beira-mar. Viveram quase 30 anos em Itanhaém. Papai só voltou para São Paulo ao adoecer gravemente. Sabendo do amor do meu pai pelo mar, nós, mamãe e os cinco filhos, decidimos, no dia de sua morte, cremá-lo e levar suas cinzas para a casa dele – o infinito mar.

Toda vez que quero visitar sua sepultura volátil e salgada, desço a serra em direção à praia. Desta vez, tive a ideia de gravar o mar, e postar o vídeo nas redes sociais, propondo mais um exercício de escrita coletiva no Acelera Texto. Para minha alegria, muita gente aderiu e escreveu frases ou parágrafos a partir do vídeo:

 

 

O que foi escrito:

Ana Maria de Andrade
Tesão nas entranhas da areia.

Anie Paixão
Mesmo como está hoje sem sol e frio, o mar é o lugar onde podemos carregar as nossas energias. Eu me identifico muito com o mar, pois também tenho os meus dias de mansidão e revolta.

Antonio Pimentel
Sou mineiro, nasci e cresci vendo um mar de montanhas onduladas. Mar de água salgada só conheci mais tarde e aprendi a gostar de sua imensidão e de suas ondas. Mar inesgotável.

Belkiss Nogueira
Saber que a vida é mar revolto e céu chumbo, a Vida exige coragem, dói, mesmo com céu anil!

Beth Joy
A imensidão de água estendia -se diante de mim. O mar! Sagrado, puro, sinônimo de paz. Silêncio perfeito, quebrado apenas pelo barulho das ondas que molhavam meus pés. Revigorada, leve, senti que poderia ficar ali para sempre.

Bia Caldana
Eu vi o mar pela primeira vez quando eu tinha 13 anos, pouca coisa ficou tão nitidamente marcada na minha memória quanto aquele mundão de água pacificada num movimento eterno de vai e vem!

Carlos Alberto Dias
Memória de Itanhaém. Pés descalços da infância caminham no beira-mar em busca das esquecidas lembranças.

Carlos Silveira
Neste ir e vir das ondas eu busco palavras em minha mente para lhe ofertar em versos.

Catarina Aversa
Existe dia de mar calmo. Existe dia de ressaca. Hora de maré cheia e hora de maré vazante. À noite não o vejo, só ouço sua música. Eu sei que ele existe. Ele não sabe de mim, sozinha e náufraga nesta ilha.

Cida Godoy
O vai e vem das ondas, como o pulsar da vida, nos convidando a refletir sobre o que muitas vezes possa parecer um retrocesso. Na verdade, é um grande impulso para os avanços.

Cida Santos
O mar que bate na areia que também é mar, areia que se enche de conchas moídas pelas ondas do mar que batem na praia, nunca para. O mar aqui em Itanhaém, pensei, tá tudo bem!

Cidinha Morelli
Mar! Ah, como não amar o mar?

Darya Goerisch
Areia que se veste de mar, que brinca de noiva e se despe para virar sereia.

Denise
O vaivém das ondas do mar são a respiração da terra, que às vezes está calma e às vezes ofegante e agitada. O som incessante é a reprodução das batidas do nosso coração. E sua água é salgada como as nossas lágrimas, quentes porém. O mar somos nós.

Denise Boschetti
Água que vai e vem
Itanhaém
O canto do mar roçando as areias com as ondas
que parecem cabelos das sereias.

Denise Nicolini
Se algum dia o amor tiver algum sentido, que seja de frente para o mar.

Dinah Ribas Pinheiro
Cinza, verde, azul, de qualquer cor, o mar é um mistério. Não adianta tentar decifrar este enigma. Ele se parece com o infinito.

Donatila Pinski
A vida se faz em ondas… Umas fortes e belas, outras, nem tanto. Enquanto numas surfamos tranquilamente, por outras somos engolidos e é a força interior que delas nos faz emergir… para novamente em mares calmos navegar. Sim, é em ondas que a vida se faz.

Dulcy Grisolia
Olhei demoradamente para o mar pensando nas muitas faces que ele tem. Sempre igual e tão diferente, brincando com o vento e criando movimentos constantes de levar ou trazer, de mostrar ou esconder, de força ou suavidade, de calmaria ou fúria, de acolhimento ou rejeição. Hoje entrei no mar e meu choro foi diluído, minha dor acalmada e a tristeza carregada. Saí do mar em paz. Já posso voltar.

Eliane Luiz de Almeida Oliveira
Gosto do mar, preciso dele, ainda que seja uma vez a cada ano!
Profundo, lindo, liberdade infinita!
Amor sem fim!
Saudades!
Logo nos encontramos!

Fernanda Pompeu
Quando me perguntam: você quer uma casa no campo? Minha resposta é não. Você quer subir no cume do Himalaia? Respondo: nunca. Se me perguntassem: onde gostaria de morrer? Responderia: em uma varanda para o mar.

Genha Auga
O mar nunca soube me dizer se o melhor seria ir ou vir. Mas sempre soube que o sabor da dúvida seria o melhor deleite.

Geraldinho Floriano
O mar ama O mar.

Graça Cassarotto Pontin
Meu mar de Itanhaém me acalma, me embala e me transforma. Todos os dias, suas mudanças me mostram que os dias não são iguais. Amo essa inconstância!

Graca Portela
Mar-céu Céu-Mar Meu mar, meu céu. Mergulhar no céu, voar no mar…

Guilhermo Longo
O mar, o céu, a areia, mistura perfeita da natureza. Manifestação da beleza da vida.

Heloisa Zaruh
O mar não é sempre azul com céu combinando alegria. O cinza também faz parte. Assim como nossa vida. Vezes cheia de cor, outras numa escala mais sóbria. O que de fato não muda é o vai e vem das ondas, feito nosso dia a dia: repleto de mudanças e surpresas. Cabe a nós aproveitarmos cada nuance e movimento.

Higor Costa
o mar agitado me deixa calmo
o mar calmo me deixa agitado
conhecemos a superfície do mar,
mas seu interior é um mistério
assim como as pessoas.

Iara de Oliveira
E foi então que me vi ali a conversar com o mar.

Jackie Vellego
Avança e recua, instável, duvidoso. Parece meus pensamentos, meus desejos, minha vida de marolas e espumas: sempre igual, sempre outra.

Josefa Costa
Mar azul, mar sereno, mar bravio. Imenso MAR carregado de mistérios e significados mil. Vamos ver o mar?

Júlio Pompeu
Mar, só quem perdeu seu som, sabe que perdeu.

Lalá Gua
A coisa toda se erguia, erguia e desaguava em espuma.

Lenny Blue de Oliveira
No vai e vem das ondas aprendo sobre a impermanência da vida, da lida, do amor!

Lucy Intatilo
Quantas vezes me banhei nesse mar de Itanhaém, quantas lembranças, quanta saudade da minha infância querida.

Main Suaza
Él va y viene y en un punto se mantiene.

Maíra Sampaio Silva Garzo
Imensidão: mar, vida, amor.

Malu Barros
As águas faziam tanta onda e espuma, e a areia permanecia lá, impávida, rindo para o mar e as gaivotas porque sabia que todas as manhãs uma criança viria lhe fazer castelos.

Marcia Aparecida Silva Penteado
Ele é a conclusão da imensidão do seu mundo tão profundo quanto as ondas rasas do mar.

Marcia de Almeida
Meu sangue é feito de mar.

Marcia Nazare
O mar! Ah! o mar!!
Que nos acalma, apavora, encanta, assusta. É com tantas misturas nos faz embebedar pela sua grandeza e sumptuosidade.
Ah! O mar!

Maria Madeiro
Mar revolto, mar calmo, mar azul, mar do descobrimento, mar do mergulho profundo, mar de mistérios, maresia da vida, Mar de Amar!

Maria Penha Rosa
O mar sempre a nos hipnotizar, parece até que quer nos levar para descobrir os seus segredos, desvendá-los e depois nos tragar impiedosamente, porque somos desbravadores inconscientes do nosso papel no planeta.

Maria Olivia da Silva
Pelo mar, nesta terra vim parar. Sou navegante desde sempre.

María Salomón
Simplesmente, saudade do Brasil.

Marli Lopes Assunção
Tudo perdia o significado…
Os problemas, as preocupações, a tristeza, o desalento…
Nada disso importava.
A praia estaria aqui, o mar estaria acolá, as ondas manteriam seu ritmo marcando o ponto de contato entre os mundos, o etéreo surgindo nesse encontro.

Marisa Paifer
Qual mistério ocultam essas águas que vêm nos seduzir, recuam, voltam novamente, insistentes. Céu imenso e águas poderosas, convidativas – não resistimos!

Meire Rioto
De modo, meus amigos, que naquele dia o mar não estava pra peixe… e fui fundo mesmo assim.

Michelle Seddig Jorge
Mas hoje ela não veio. Em seu lugar, um homem grisalho, com a barba mal aparada e paletó azul marinho se colocou, de forma rígida, em frente ao mar, a tudo observando.

Miriam Barcellos
Mar feito veludo, ora veludo cotelê, ora renda, ora pro céu, ora pro nobis.

Nice Lopes
O mar está dizendo que ele pode ser cinza. Mas sempre vai ser o mar. O céu também está cinza. Nuvens carregadas, areia molhada e um barulho gostoso de ouvir.

Nilsa Costa
Fantástico.

Qaré da Silva
Eu intuo o movimento da onda,
Eu intuo a imobilidade da rocha,
Eu intuo o golpe da onda na rocha.
Mas me escapa…
Escapa-me o movimento da onda,
A imobilidade da rocha,
E o golpe dessa onda nessa rocha no litoral do País de Gales.

Salim Slavinscki
Lambe a areia o mar, a névoa testemunha, o céu encobre e o vento carrega a culpa.

Sandra Jardim Oliveira
O mar bravio seduz e atraía minhas forças para contar seus segredos.

Sylvia Mejia Pineros
El mar Pacífico no es tan pacífico como parece…

Suely Benetti
Mar revoltado, trovejou longe no costão… Três dias de tribuzana! A praia? Apenas para olhar pela janela.

Terezinha A Gonçalves
Esse mesmo mar está para além tocando outras beiras e praias, levando e trazendo areias, às vezes calmo e às vezes terrível, assustando e encantando gentes.

Vanda Martins
Cinza céu e mar com ondas branquinhas, sutis. Um momento de tranquilidade, um respiro de paz.

Vanessa Farias
Saudade do mar
Das horas de lá
E das ondas fluindo
Naquele lugar.

Vera Simonetti
O cinza das nuvens nublou o verde do mar, mas aí a espuma pontuou com seu branco, suavizando a cena, e deu vontade de pisar nessa areia.

Victor Manuel
No mar a vida é mais gostosa.

Walkiria Chassot
Deve ser bom ser o mar. Ser imenso, ter movimento, ter muitas vidas, mudar com a lua, ficar muito bravo, ter calmaria, nunca ser igual, ter várias cores e formas pelo mundo, embalar o sono, alimentar as pessoas, despertar o imaginário, o medo e o encanto, a brincadeira das crianças, a tristeza dos solitários, ser cantado, descrito, pintado, filmado… Mas tem a destruição feita pela cobiça do homem.

Zenair Ortiz
Um horizonte sem fim, ondas inquietas me fazem pensar que somos só mais um grão de areia… que ainda não foi suficientemente polido!

Leia mais escritas coletivas do Acelera Texto:

Escrita de Observação

O último dia de abril

Trem dos Sonhos

Legendar é parte da comunicação


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
2 comentários

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *