Aprendizagem digital


Leia o post, veja o vídeo

Frame do vídeo Apresentação Acelera Texto
Frame do vídeo Apresentação Acelera Texto

Cada aprendizagem é uma aprendizagem. Hoje o grande desafio é a aprendizagem digital. Ela desafia pessoas de 2 a 90 anos. Pode ser simples: como tocar na tela. Pode ser complexa: como produzir conteúdos adequados a esse novo mundo.

Agora temos a internet com seus ambientes e ferramentas digitais. A rainha do junta-linguagens, do junta-pessoas. Multimídias, algoritmos, hiperlinks, polegares para cima, carinhas de raiva, memes.

Isso só por hoje. Porque a realidade virtual parece estar na esquina da nossa casa. Já imaginou você se deitando entre uma linha e outra? Ou mesmo sentir o cheiro da rosa ao clicar na palavra rosa?

No mundo das coisas físicas, a aceleração é total. Processos que levavam anos, levam 1 mês. Processos que levavam meses, levam 2 dias. E os que precisavam de horas, precisam de míseros segundos.

Mas há uma verdade engraçada: a capacidade de processar informações da mente humana não acelerou. Ainda precisamos olhar com atenção, pensar, refletir.

Necessitamos de dias inteiros para ler o Grande Sertão Veredas – do João Guimarães Rosa. Também gastamos tempo para escrever e preparar um post – este, por exemplo.

Todos nós, sem exceção, precisamos estudar. Com caderno e lápis – com tablet ou smartphone – estamos condenados a fazer lições de casa.

Por mais lúdicas, amigáveis, digitais que sejam as ferramentas, aprendizagens exigem esforços de raciocínio, memorização, concentração, aderência aos conteúdos.

Mesmo as redes sociais, às quais aderimos por livre vontade, exigem uma forma de aprendizagem. Curtir ou não curtir, compartilhar, comentar são tomadas de decisão.

Aprender nunca foi melzinho na chupeta. Mas também não é o fim do mundo. É uma passagem de nível. Uma elevação. Aprender é melhorar.

Daí, modestamente, criei o Canal Acelera Texto no YouTube. Os vídeos curtinhos são o suporte para dicas- recados acerca da Escrita Digital e da Escrita Tradicional.

Há mais de 40 anos fiz da comunicação verbal (escrita) o meu motivo de estar no mundo. A minha aprendizagem. Ainda sou aluna e creio que seguirei assim até o meu fim.

Mas digamos que hoje sou uma aluna mais experiente, que já cometeu toda sorte de erros. Se equivocou infinitas vezes. Então agora tenho um Memorial de Erros.

Portanto posso ajudar alunos novos. Gente que começou a errar faz pouco tempo. Gente que está louca para acelerar. Daí convido para vir comigo pessoas que sabem que toda escada tem degraus.

Assista ao vídeo de Apresentação do Canal Acelera Texto no Youtube:

Compartilhe

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *